O ano começou, mãos à obra!

Desde que nascemos escutamos a expressão “O Brasil só começa depois do Carnaval”. Após as festas de Natal, de Ano Novo, férias de verão e após os dias de folia do carnaval, enfim o país volta a funcionar oficialmente. Neste ano com o calendário bissexto vai voltar mais cedo, já que o carnaval cai bem no início de fevereiro. Mas, de verdade, é uma pausa necessária para quebrar a rotina, uma oportunidade de extravasar e celebrar a vida em toda a sua plenitude.

Voltam ao trabalho às Câmaras Municipais, as Assembleias Estaduais e o Congresso Nacional, e assim o ano tem início com soluções às grandes demandas necessárias para os municípios, estados e país. No entanto, para nós da construção civil o setor não para.

Em clima otimista, a cadeia produtiva da construção civil tem visão positiva para 2024, gerando emprego, girando a economia, com perspectiva de um ano promissor, com potencial para a produção de imóveis, realização de reformas e giro de negócios. Atribui-se ao otimismo o ambiente favorável, marcado pela queda da taxa básica de juros, controle da inflação e reformas como a tributária.

A redução da taxa Selic é apontada como um estímulo ao consumo, beneficiando diversos setores ligados à construção civil. Fatores como a queda da taxa de juros, que já registrou nova queda neste começo de 2024, permite que aqueles que de alguma forma estão vinculados à construção civil vão colher benefícios. O poder de compra aumenta, dadas as oportunidades de financiamento, e os investimentos em patrimônio tornam-se mais atraentes. As construtoras, por sua vez, vão expandir seus portfólios.

Em nossa capital paulista contamos com um Plano Diretor Estratégico atualizado e a Lei de Zoneamento revisado, o que dará grande impulso ao nosso setor, já que há a permissão para Habitação de Interesse Social em áreas de preservação ambiental e alguns pontos no centro, possibilitando que novos prédios destinados à moradia de pessoas de baixa renda sejam construídos.

Por aqui seguimos trabalhando com otimismo e responsabilidade junto ao poder público, com obras que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
2024 é nosso. Então mãos à obra, bora trabalhar?!

 

José Elias Fernandes Abul Hiss                                               Dez – 2023 / Jan- 2024
Eng. Eletricista e Segurança do Trabalho Diretor
Executivo da APEMEC

 

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress