Iniciativa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para o mercado da construção, contribuindo para a redução da desigualdade de gênero
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) firmou parceria com o Mulher em Construção, um Instituto que, desde 2006, trabalha para capacitar mulheres socialmente vulneráveis e vítimas de violência doméstica para atuarem na construção civil. Este apoio representa um passo significativo da ABRAINC na promoção da diversidade, inclusão e igualdade de gênero no setor.
Ao apoiar essa iniciativa de capacitação de mulheres para atuarem na construção civil, a ABRAINC não só fortalece a economia, mas também quebra estereótipos e promove a independência econômica dessas profissionais. “A construção civil, tradicionalmente dominada por homens, tem se mostrado um campo fértil para a inclusão feminina, proporcionando não apenas a redução da desigualdade de gênero, mas também enriquecendo o mercado com a diversificação de habilidades e perspectivas. A parceria com o Instituto Mulher em Construção reforça o nosso compromisso com a criação de um setor mais inclusivo e sustentável”, destaca Luiz França, presidente da associação.
O apoio da ABRAINC ao Instituto Mulher em Construção está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente no que tange à igualdade de gênero e à redução das desigualdades. A organização visa ampliar o impacto positivo desse projeto, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais diverso e acolhedor, onde as mulheres possam exercer suas profissões com dignidade e respeito.
“O setor da construção civil está passando por uma transformação significativa, e a inclusão das mulheres é um fator essencial para o avanço dessa mudança. Com essa parceria, esperamos inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho e a reconhecer o valor da diversidade em seus quadros”, conclui França.
Segundo Bia Kern, fundadora e CEO do Mulher em Construção, o Instituto já formou mais de 6,5 mil mulheres. “Tenho certeza que quando falamos de empoderamento, falamos de conhecimento. Estamos extremamente felizes com essa parceria e esse apoio da ABRAINC. Podemos ajudar muitas mulheres a mudar suas histórias e construir um novo amanhã”.
Sobre o IMEC
Com 18 anos de atuação, o Instituto nasceu na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. A organização, criada por Bia Kern, foi impulsionada pela profunda preocupação com a situação das mulheres. A missão do Mulher em Construção é promover a autonomia, cidadania e reconhecimento dos direitos das mulheres socialmente vulneráveis e vítimas de violência doméstica.
Fonte: ABRAINC – 28/08/2024