Venda de cimento sobe 6,5% em maio

venda de cimento no Brasil cresceu 6,5% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2024, para 5,7 milhões de toneladas. No acumulado de 2025, até maio, há crescimento de 4,6% na comercialização do material. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).

O volume de vendas por dia útil em maio foi de 244,1 mil toneladas, alta de 4,2% ante o mesmo mês de 2024 e de 3,1% sobre abril deste ano.

Ainda no indicador de vendas por dia útil, no acumulado dos primeiros cinco meses de 2025, a alta foi de 6% no volume comercializado, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O sindicato reforça que é projetado um crescimento mais modesto das vendas nos próximos meses deste ano e que a dinâmica do mercado imobiliário pode influenciar nisso.

“A majoração da taxa básica de juros amplia a concorrência dos ativos financeiros frente aos ativos imobiliários”, afirma Paulo Camillo Penna, presidente do Snic. “O investidor que aplicaria recursos em imóveis passa a destiná-lo para outras frentes financeiras, o que é extremamente preocupante para o mercado da construção civil e vendas de cimento”, alerta.

Nos últimos 12 meses, até maio, foram comercializadas 65,8 milhões de toneladas de cimento, avanço de 5%.

Fonte: Valor Econômico — Por Ana Luiza Tieghi, Valor — São Paulo, 06/06/2025

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress