Venda de cimento registra queda de 3% em abril, mas acumulado segue em alta

venda de cimento no Brasil teve um recuo de 3% em abril, para 5,2 milhões de toneladas, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). No entanto, no acumulado do ano, de janeiro a abril, ainda há um aumento de 4,2% no volume vendido do material.

As vendas nos últimos 12 meses também cresceram, nos mesmos 4,2%, para 65,4 milhões de toneladas. A venda por dia útil teve um crescimento de 5,8% na comparação com abril de 2024, para 236,8 mil toneladas. O valor, porém, é uma queda de 4,1% em relação a março de 2025.

A entidade afirma seguir “moderadamente otimista” sobre o desempenho do setor de cimento neste ano. A demanda se mantém forte no consolidado do ano, mas existe um ambiente de incerteza econômica, com juros altos e famílias endividadas, que afeta a confiança da construção civil, de acordo com o sindicato.

Novos investimentos no mercado de habitação popular, por meio de incentivos ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ajudam. “A ampliação da Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada para famílias de classe média, chega em um momento oportuno para avançar em meio aos atuais desafios”, afirmou, em nota, o presidente do SNIC, Paulo Camillo Penna.

Fonte: Valor Econômico – Por Ana Luiza Tieghi, Valor — São Paulo, 12/05/2025

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress