Compra de apartamento na planta atrai interesse no Litoral de SP e valoriza imóveis

Chance de personalizar o novo lar também é um diferencial para os consumidores

Na hora de comprar um imóvel, seja para sair do aluguel ou para investir, sempre surge a dúvida: vale a pena adquirir um na planta ou um novo e já pronto para morar? Como as condições de pagamento tendem a ser mais flexíveis e a valorização do imóvel maior, muitas pessoas acabam optando pela aquisição na planta – situação que tem como grande vantagem a possibilidade de ter o imóvel com o preço abaixo do mercado. Por outro lado, há a ansiedade pela conclusão da obra.

Atualmente, a maioria das construtoras oferece melhores condições aos clientes na negociação ainda na planta. Isso acontece para que as pessoas tenham interesse no projeto e garantir um nível de ocupação no imóvel já em seu lançamento.

“O lado positivo de um imóvel novo já pronto é que não há necessidade de esperar a obra ser concluída. Isso faz com que você possa mudar imediatamente. Porém, o ponto negativo é a falta de escolha das unidades. Geralmente, as unidades melhores são vendidas ainda na planta e há a questão de preço também. Ao comprar um imóvel já concluído, o comprador vai pagar pela valorização que a construtora teve durante o período de obra”, explica o diretor da imobiliária R3 Real State, Sthefano Lopes.

“Na minha opinião, o imóvel na planta é um dos melhores tipos de investimento que você pode fazer, pois ele valoriza muito com o tempo”, afirma o engenheiro Gabriel Kuhlmann Sonim, que adquiriu seu primeiro apartamento na planta, em novembro do ano passado. “Comprei há menos de um ano e ele já valorizou cerca de 15% em relação ao que paguei. Além de pagar mais barato na planta, numa eventual revenda, você aumenta ainda mais o investimento sobre o que tem. Também há a sensação boa do imóvel novo, sabendo que ele será entregue em perfeitas condições e com todas as funcionalidades novas”, avalia Gabriel.

O advogado André Luiz Lima também está satisfeito com a aquisição do apartamento que comprou na planta em 2020 e para onde se mudou com a família há cerca de seis meses. “Além do valor atrativo referente ao metro quadrado, a vantagem de comprar um imóvel na planta está relacionada ao fato de você ter a opção de escolher o andar, a planta e, posteriormente à entrega das chaves, realizar a reforma de alvenaria e marcenaria de acordo com a sua vontade”, completa o advogado.

PARA O CASAL
Em novembro de 2023, após três meses de pesquisa e procura pelo imóvel ideal, o engenheiro de processos offshore Gabriel Kuhlmann Sonim e a namorada Carolina de Paula Souza Jesus encontraram um apartamento na planta em Santos.

“Decidi procurar um apartamento para morarmos juntos, pois ainda estávamos com nossos pais. Começamos a ver apartamentos alugados e não achamos um que valesse a pena financeiramente pelo que oferecia. Então, veio a ideia de procurarmos apartamentos novos para comprar, investindo o dinheiro. Começamos a pesquisar, entender como funciona e fomos visitar alguns empreendimentos. Encontramos um que estava dentro do nosso plano, tanto quanto ao tamanho como no que diz respeito à conveniência dentro do prédio. Caiu como uma luva no meu planejamento e decidi comprá-lo”, conta ele, cujo imóvel de 56 metros quadrados será entregue em 2026.

PARA A FAMÍLIA
Em 2020, o advogado André Luiz Gomes Costa de Lima comprou um apartamento de 64 metros quadrados, em Santos, para morar com a esposa Renata e a filha Maria Luiza. “O motivo da mudança foi a questão da área de lazer que o condomínio oferece, principalmente para crianças”, conta o advogado, cuja busca pelo imóvel levou cerca de seis meses. A família esperou três anos para a entrega da obra e, em fevereiro deste ano, mudou-se para o novo apartamento.

“Durante esse período, optamos por alugar um apartamento com a localização próxima ao atual, assim já fomos adaptando a nossa rotina”, conta. Após a entrega das chaves, eles levaram mais dois meses para personalizar o imóvel. “Embora a obra tenha atrasado, estamos contentes pela nossa conquista”.

 

Fonte: ATribuna.com.br – 15/09/2024

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress