CNI detecta redução da confiança do setor

Percepção sobre situação atual melhorou, mas as expectativas recuaram

Em agosto, os empresários da indústria da construção seguem confiantes, mas de forma menos intensa e disseminada do que em julho. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário da Indústria (Icei) da Construção, ao recuar 0,5 ponto, passando para 51,3 pontos.

O indicador é da CNI (Confederação Nacional da Indústria), com base em informações de 318 empresas, sendo 123 pequenas, 125 médias e 70 grandes, coletadas entre 1 a 9 de agosto. A pontuação vai de 0 a 100, denotando confiança ou otimismo a partir de 50.

A queda do Icei da Construção está relacionada principalmente à piora das expectativas, já que a avaliação das condições correntes melhorou. O Índice de Condições Atuais, que mensura a percepção dos empresários acerca das condições correntes da economia brasileira e da empresa, subiu 1,9 ponto, passando para 47,4 pontos, mas ainda se situando abaixo dos 50 pontos.

A avaliação das condições correntes da empresa melhorou, com o indicador cruzando a linha divisória dos 50 pontos em agosto. A avaliação das condições correntes com relação à economia brasileira também apresentou avanço, mas continuou abaixo dos 50 pontos.

Expectativas

Já o Índice de Expectativas, que mede as perspectivas dos empresários acerca da própria empresa e da economia brasileira, recuou 1,7 ponto na passagem de julho para agosto de 2024. Apesar da queda, o índice ainda se encontra acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que as perspectivas seguem favoráveis, ainda que menos otimistas e disseminadas. As expectativas com relação à economia brasileira apresentaram ligeiro avanço, mas o índice continua abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Já as expectativas com relação à empresa recuaram, porém o índice segue em patamar bem acima dos 50 pontos.

Os empresários da construção seguem com expectativas positivas – com resultados acima dos 50 pontos – para todos os indicadores analisados. Contudo, na comparação com o mês anterior, esse otimismo se apresenta de forma menos intensa e disseminada, com queda do indicador para o nível de atividade, para novos empreendimentos e serviços e para a compra de insumos e matérias-primas. Já a expectativa para o número de empregados não registrou mudança frente a julho.

O índice de expectativa em relação ao nível de atividade caiu 2,2 pontos em agosto, a maior queda dentre os índices – e ficou em 52,4 pontos. O índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços passou para 50,9 pontos, aproximando-se da linha divisória dos 50 pontos com a queda de 1,5 ponto. O índice de expectativa de compras de insumos e matérias-primas recuou 1,9 ponto, ficando em 51,1 pontos.

Já o índice de expectativa do número de empregados apresentou estabilidade, com ligeiro avanço de 0,1 ponto, passando para 52 pontos.

Queda na intenção de investir

O índice de intenção de investimento do setor apresentou queda de 1,9 pontos, passando de 46,6 pontos para 44,7 pontos. Esse resultado é inferior ao registrado em agosto de 2023 e agosto de 2022, quando o indicador foi de 45,9 pontos em ambos os casos.

Apesar disso, o índice permaneceu acima da média histórica, de 37,6 pontos.

Atividade e emprego estáveis

Em julho, o índice do nível de atividade avançou 0,2 ponto, ficando em 50,1 pontos. O resultado foi superior ao usual para o mês de julho e interrompeu uma sequência de vinte meses registrando valores abaixo de 50 pontos.

Já o índice do número de empregados ficou em 49,8 pontos, mostrando avanço de 1 ponto. O índice ficou praticamente sobre a linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza estabilidade do emprego. O índice de evolução do número de empregados em julho superior ao usual para o mês, visto que era esperada queda para o período.

Capacidade Operacional cai

Em julho de 2024, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) foi de 67%, indicando queda de 1 ponto percentual. A UCO apresentou resultado abaixo do registrado em julho de 2023 e julho de 2022 – meses em que o índice ficou em 68%.

 

Fonte: Sinduscon-SP – Por Rafael Marko – 28/08/2024

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress