O Boletim ABRAINC do 3º trimestre de 2024 apresenta uma análise dos principais indicadores econômicos e imobiliários, com análises de dados setoriais, como vendas, lançamentos, custos, além de explorar os resultados macroeconômicos, como a oferta de crédito, taxa de juros, geração de empregos, PIB e políticas governamentais que influenciam o mercado. Esses dados ajudam a compreender a conjuntura atual e as perspectivas futuras para o setor imobiliário, que desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo um reflexo sensível das condições econômicas e sociais do país.
Nesta edição, os resultados mostram um forte crescimento nos lançamentos e vendas no segmento MCMV, além de evidenciar uma recuperação nos lançamentos no segmento de média e alta renda (MAP). Esses resultados surgem na esteira de uma recuperação da economia nacional, com dados do PIB, empregos e renda no campo positivo. As taxas de juros, ainda em patamar elevado, se apresentam como um dos principais pontos de atenção para o crescimento do crédito imobiliário.
Além disso, dados do INCC (Índice Nacional da Construção Civil) indicam que apesar dos níveis de variação estarem longe dos patamares observados na pandemia, os custos de construção seguem crescendo, sendo mais pressionados pela mão de obra.
Fonte: ABRAINC – Por Redação ABRAINC – 05/11/2024