Foram concluídas em fevereiro passado, na Vila Mathias, em Santos, as obras do Campus Baixada Santista,  da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A construção foi feita pela Almeida Sapata Engenharia e Construções e a solenidade de entrega contou com a presença do ministro Aloizio Mercadante, da Educação.

O novo campus possui um terreno de 5 mil m², uma área construída de 17.133m² e tem a capacidade para abrigar, entre estudantes e funcionários, cerca de 1500 pessoas por dia, divididos em 20 salas de aula, 40 laboratórios, além de salas de reunião e dos professores, restaurante, biblioteca, diretoria e coordenação.

A obra foi feita em duas etapas: construção e acabamento.

Durante a primeira fase foram feitas as estruturas de concreto dos dois blocos, além das obras de fundação, pilares, lajes e alvenarias periféricas.

Já na segunda fase foi feito o reboco, revestimentos interno e externo, impermeabilização, contrapiso e aplicação de gesso.

A energia do complexo é proveniente de geradores próprios e a refrigeração é feita através dos sistemas Volume Variável de Refrigeração (VRF), que permite grande economia de energia, e central, com aparelhos split, instalados nas salas de aula.