Construção 2026: sinais positivos

Mas incertezas abalam a confiança empresarial

As perspectivas sobre o desempenho da construção em 2026 são positivas, avalia o ConstruCarta. No segmento habitacional, a ampliação dos recursos da Poupança destinados ao crédito imobiliário e a continuidade do programa Minha Casa, Minha Vida deverão sustentar o nível de atividade e estimular novos projetos.

O ciclo recente de leilões de concessões de infraestrutura indica que os investimentos privados em projetos de transporte, energia e saneamento continuarão a desempenhar um papel importante.

O saldo líquido de contratações de mão de obra em janeiro foi o mais alto desde 2021.

O consumo de cimento acumulado em 12 meses até janeiro, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), apresentou expansão de 3,3% na comparação com 2025. E comércio e indústria de materiais registraram altas 3,4% e 1%, respectivamente, na comparação com dezembro.

De todo modo, a Sondagem da Construção do FGV Ibre de fevereiro apontou que a melhora do humor empresarial captada em janeiro não se sustentou e a confiança (ICST) voltou a cair. Vale lembrar que ao longo de 2025 prevaleceu uma dinâmica de altos e baixos que culminou com um maior pessimismo. Enfim, o cenário permanece bastante desafiador, com muitas incertezas no horizonte, o que tem afetado negativamente a confiança dos empresários.

Leia o ConstruCarta

 

 

 

Fonte: Sinduscon-SP – Por Rafael Marko – 18/03/2026

plugins premium WordPress