O desempenho do setor imobiliário no mercado paulistano - o maior do país - foi marcado, em novembro de 2017, por forte aquecimento de lançamentos e vendas, conforme dados do Secovi-SP. Foram vendidas 3.869 unidades residenciais novas, com alta de 124,4%, na comparação anual e de 95,3% em relação a outubro. Dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) divulgados pelo Secovi-SP apontam crescimento de 79,8% do volume lançado ante novembro de 2016, para 6.260 unidades, e expansão de 177,4% em relação a outubro.

De janeiro a novembro, as vendas de imóveis residenciais novos cresceram 32,8%, para 18.660 unidades, enquanto os lançamentos tiveram expansão de 19,3%, para 19.984 unidades. "Os números refletem o aquecimento da economia, o aumento da confiança e a expectativa de que o futuro seja melhor do que o presente", afirma o presidente do Secovi-SP, Flávio Amary.

Não se espera, segundo Amary, que os lançamentos e as vendas de dezembro tenham apresentado o mesmo volume registrado no mês anterior, mas o desempenho ficará acima do esperado no início de 2017, de alta de 5% a 10%. Em relação a 2018, o Secovi-SP espera aumento de lançamentos e vendas, mas ainda não fez projeção dos patamares.

O presidente da entidade ressalta que a perspectiva de crescimento, neste ano, leva em conta a expectativa de aprovação da reforma da Previdência em fevereiro. Se aprovada, a reforma da Previdência sinaliza "preocupação do Executivo e do Legislativo com as contas públicas", de acordo com Amary. "Isso terá impacto positivo no crescimento econômico, na renda, no emprego e na confiança", diz.

Em novembro, o Valor Geral de Vendas (VGV) somou R$ 1,355 bilhão, com altas de 26,9% e 41,9% na comparação anual e ante outubro, respectivamente. Os valores foram atualizados pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI). A expansão do VGV abaixo do crescimento do número de unidades lançadas indica queda do tíquete médio dos imóveis apresentados ao mercado.

"Há preferência por imóveis mais econômicos, principalmente de dois dormitórios, muitos deles enquadrados no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida", diz Amary. O volume mais elevado de lançamentos - 4.056 unidades - foi de imóveis com preços de até R$ 240 mil. As unidades de dois dormitórios responderam pela maioria dos lançamentos e das vendas e pela maior velocidade de comercialização.

No fim de novembro, havia oferta de 19.538 unidades na capital paulista. Considerando-se o volume vendido em novembro, a oferta era suficiente para cinco meses. A velocidade de comercialização medida pelo indicador VSO (venda sobre oferta) foi de 16,5%, ante 6,5% em novembro de 2016 e 9,5% em outubro.


Fonte: Valor - Empresas, por Chiara Quintão, 16/01/2018