Das 27 unidades da federação, sete apresentaram redução estatisticamente significativa da taxa de desemprego no terceiro trimestre deste ano, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram elas: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Roraima. O IBGE apresentou nesta sexta-feira os resultados regionais do terceiro trimestre, com o desempenho em cada unidade da federação.

A taxa de desemprego do Estado de São Paulo, maior economia do país, recuou de 13,5% para 13,2% entre o segundo e o terceiro trimestre. No Rio de Janeiro, segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, a taxa saiu de 15,6% para 14,5%. Já em Minas Gerais, terceiro maior Estado em termos
econômicos, o desemprego passou de 12,2% para 12,3%.

Houve retração do indicador nas regiões Sul (de 8,4% para 7,9%) e Centro-Oeste (de 10,6% para 9,7%). A região Nordeste (14,8%), apesar da queda na comparação trimestral, permaneceu registrando a maior taxa de desocupação entre todas as regiões. Na comparação anual, a taxa ficou estável nas regiões Sul (7,9%) e Centro-Oeste (9,7%).

Vale notar que a taxa de desemprego no país saiu de 13% no segundo trimestre para 12,4% nos três meses seguintes. 


Fonte: Valor - Macroeconomia, por Bruno Villas Bôas, 17/11/2017