O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,82 por cento em maio, depois de subir 0,33 por cento em abril, diante da pressão generalizada dos preços no atacado e no varejo, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, teve alta de 0,98 por cento, contra avanço de 0,29 por cento, no período.

Somente os produtos agropecuários no IPA registraram alta de 2,58 por cento em maio, contra 1,35 por cento no mês anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no índice geral, acelerou a alta a 0,65 por cento em maio, contra 0,39 por cento antes.

A maior contribuição para o resultado do IPC, segundo a FGV, foi dada pelo avanço de 0,38 por cento dos custos de Habitação, após queda de 0,28 por cento em abril, com destaque para o item tarifa de eletricidade residencial.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,19 por cento, após avanço de 0,41 por cento em abril.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.


Fonte: APeMEC, 30/05/2016