As vendas de imóveis residenciais cresceram 38,4%, em agosto, na cidade de São Paulo, em relação ao mesmo mês do ano passado, para 2.581 unidades, segundo dados do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação. Na comparação com julho, houve aumento de 67,4% na comercialização de unidades do maior mercado imobiliário do país. "Com a taxa Selic de 6,5% e a inflação controlada, tem havido boa aderência do mercado aos produtos lançados", afirma o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci.

De janeiro a agosto, houve expansão de 46,7% do número de imóveis vendidos, para 16.124 unidades ante o intervalo equivalente de 2017. Para as vendas no acumulado do ano, o Secovi-SP projeta a faixa de 25 mil unidades a 27 mil unidades, com ponto médio 10% superior ao volume registrado no ano passado.

O aumento das vendas ocorreu apesar da redução dos lançamentos em agosto. Dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), divulgados pelo Secovi-SP, apontam que foram lançadas 1.410 unidades, no mês, com queda de 10,7% ante agosto do ano passado, e redução de 46,4% em relação a julho.

No acumulado até agosto, os lançamentos cresceram 16%, para 12.107 unidades. Apesar disso, o Secovi-SP estima que haverá queda no número de unidades lançadas para a faixa de 27 mil unidades a 28 mil unidades, com ponto médio 12,3% abaixo das 31.371 unidades de 2017. "No ano passado, 60% dos lançamentos se concentraram no último trimestre", diz Petrucci.

De acordo com o economista-chefe do Sindicato da Habitação., se for confirmada a vitória do candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro, "o mercado ficará mais otimista".

Os dados do Secovi-SP apontam queda do preço médio das unidades vendidas na capital paulista. Apesar do aumento do número de imóveis comercializados em agosto, o Valor Geral de Vendas (VGV) teve queda de 8,1% na comparação anual, considerando-se a atualização dos números pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI). O Secovi-SP destaca a venda de unidades enquadradas no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida no mês.

A velocidade de comercialização medida pelo indicador VSO (vendas sobre oferta) foi de 13,4%, ante 8,7% em agosto de 2017.

No fim de agosto, havia 16.692 unidades residenciais em oferta na cidade de São Paulo.

Em conjunto, Direcional Engenharia, Even Construtora e Incorporadora, Gafisa e MRV Engenharia lançaram R$ 2,293 bilhões, no terceiro trimestre, VGV 1,3% superior ao do intervalo equivalente do ano passado. Os números incluem lançamentos nacionais dessas incorporadoras de capital aberto. Em nove meses, houve crescimento de 15,2% do VGV lançado pelas quatro empresas, para R$ 2,293 bilhões.


Fonte: Valor - Empresas, por Chiara Quintão, 16/10/2018