Os resultados financeiros apresentados pelas principais incorporadoras com ações na Bolsa não têm sido nada animadores.

Com o capital obtido com o lançamento de seus papéis no mercado financeiro há alguns anos, muitas empresas alteraram seus focos de lançamento, investindo em uma expansão para outros Estados jamais vista no setor, mas sem o retorno desejado.

Já as que apostaram em trabalhar com o chamado "mais do mesmo", ou seja, aplicar seus recursos em áreas geográficas e produtos em que já tinham experiência, tiveram resultados mais satisfatórios.

Em decorrência disso, muitas incorporadoras resolveram voltar agora para o conhecido "arroz com feijão". São Paulo retoma seu lugar como foco de investimentos dessas empresas, mas não é tão simples como antes atuar nesse mercado.

Como nos anos recentes houve um boom imobiliário nas regiões metropolitanas e um encarecimento (e também esgotamento) expressivo de áreas para incorporação, a taxa de retorno nas grandes metrópoles ficou menor, quando não inexistente.

Nesse cenário, há um impasse: baixas velocidades de venda e não viabilidade de novos empreendimentos.

E o alto nível de estoque de apartamentos prontos cria ainda mais barreiras para novos lançamentos.

Assim, é possível afirmar que a tendência para os próximos quatro anos é a redução no ritmo de vendas e, consequentemente, estagnação do preço por metro quadrado, o que significa, na prática, redução do preço real, devido ao efeito da inflação.

Para solucionar a vida das incorporadoras, a única saída é a inovação.

Ou as empresas trabalham na criação de empreendimentos considerados surpreendentes pelo consumidor ou o arroz com feijão não encherá mais a barriga dessas companhias.

DANIEL BRITTO é especialista em mercado imobiliário da FIA (Fundação Instituto de Administração).


Fonte: Folha de São Paulo, por Daniel Brito, 30/08/2012