O Monitor do PIB, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que a economia brasileira apresentou crescimento de 0,3% no primeiro trimestre de 2018, segundo a taxa ajustada sazonalmente, invertendo a trajetória declinante observada até o último trimestre de 2017.

Perante os mesmos três meses do ano anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre avançou 0,9%, segundo a FGV, com desaceleração em relação às taxas apuradas nos trimestres anteriores. O destaque positivo no período foi a expansão das atividades de transformação (4,6%) e comércio (4,8%). Em contrapartida, a atividade agropecuária retraiu-se 5,2% após ter apresentado taxas de crescimento altas durante 2017.

O consumo das famílias apresentou alta de 1,5% entre janeiro e março, na comparação interanual. O único componente a continuar com trajetória ascendente é o consumo de produtos duráveis, que aumentou 12,4%. A formação bruta de capital fixo (FBCF, um indicativo de investimetnos) teve alta de 3,7% no primeiro trimestre de 2018, perante um ano antes.

O levantamento da FGV mostrou ainda que a exportação diminuiu 4,4% e a importação cedeu 0,4% no primeiro trimestre.

Em termos monetários, o PIB brasileiro calculado pela entidade em valores correntes alcançou a cifra de R$ 1,67 trilhão no acumulado do primeiro trimestre de 2018.

Fonte: Valor - Macroeconomia, 21/05/2018