Depois da queda no primeiro mês do ano, volume do setor de serviços prestados no país teve um ligeiro aumento em fevereiro, de 0,1%, na série com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro, o setor havia registrado baixa de 1,9%, após dois meses de alta.

Para o IBGE, a variação de 0,1% pode ser considerada estabilidade. ?Vimos o setor devolver em janeiro os ganhos de novembro e dezembro. E agora essa estabilidade. O setor está no mesmo patamar de outubro?, disse Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

O levantamento mostrou ainda que o volume de serviços teve recuo de 2,2% ante fevereiro de 2017 e baixa de 2,4% nos últimos 12 meses. No primeiro bimestre, a queda foi de 1,8%.

Dos setores da economia, os serviços permanecem sendo os mais atrasados no processo de recuperação. Em fevereiro, considerando o indicador acumulado de 12 meses, a indústria apresentou crescimento de 3% e o comércio varejista, de 2,8%.

Já a receita nominal do setor de serviços ? que não expurga a inflação do período ? apresentou queda de 0,2% frente a janeiro e aumento de 0,3% ante o segundo mês de 2017. No acumulado do ano, a alta correspondeu a 0,6%; em 12 meses, o aumento foi de 2,4%.

De janeiro para fevereiro, 15 das 27 unidades da federação registraram aumento no volume de serviços. com destaque para Paraná (2%), Rio de Janeiro (0,5%) e Santa Catarina (0,5%). O Estado de São Paulo, que representa 43% do volume de serviços gerado no Brasil, ficou estável em fevereiro.

Na outra ponta, os destaques negativos ficaram com Bahia (-9%), Ceará (-16,8%), Rio Grande do Sul (-2,2%) e Minas Gerais (-0,8%).


Fonte: Valor - Macroeconomia , por Bruno Villas Bôas, 13/04/2018