O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (6) a ampliação da quarentena no Estado de São Paulo até o dia 22 de abril. A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira (8), conforme o portal G1. A medida segue sem flexibilizações e foi tomada pelo governo para conter o avanço da doença.

Segundo ele, há consenso entre todas as autoridades mundiais para usar o isolamento a fim de salvar vidas, e enalteceu os representante do governo federal que apoiam a medida. “Defendem o isolamento o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, o ministro da Justiça, Sergio Moro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o Centro de Estudos do Exército, o vice-presidente Hamilton Mourão, e a maioria absoluta de médicos e cientistas. Será que estão todos errados?”, questionou o governador.

Doria disse que São Paulo continuará agindo com base na ciência, priorizando a vida em relação à economia. Afirmou que quem não seguir recomendações seguidas mundialmente deve assumir responsabilidade de segurar os caixões e enterrar vítimas. Ele citou Joseph Stiliglitz, prêmio Nobel de economia, questionando se ele está errado. “Ministros de 56 países estão errados?”, reforçou.

“Será que um único presidente da República no mundo é o certo, que detém o conhecimento e a capacidade para discordar do mundo que quer proteger vidas e salvar pessoas?”, indagou, dirigindo-se ao presidente Jair Bolsonaro, ao iniciar entrevista coletiva no Palácio Bandeirantes sobre ações de enfrentamento ao coronavírus.

O governador também elogiou empresas que assumiram compromisso de não demitir, como Cosan e Santander, e se comprometeu a destacar, nos próximos encontroas com a imprensa, os nomes de companhias médias e grandes que adotem atitude semelhante.

Antes do anúncio, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, havia indicado que haveria prorrogação até o fim do mês. Originalmente, o decreto baixado por Doria determinava a quarentena nos 645 municípios de São Paulo entre 24 de março e 7 de abril. Terminaria amanhã, portanto.

 

Fonte: Valor Econômico - Brasil, por Leila Souza Lima e André Guilherme Vieira, Valor, com G1 - São Paulo, 06/04/2020