O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), deu início ontem ao processo de elaboração do Arco do Futuro, um plano de reforma urbana ao longo de grandes vias que é sua principal e mais ousada promessa de campanha.

 A prefeitura publicou o edital para receber propostas de empresas para o que está sendo chamado de Arco Tietê, o trecho central do Arco do Futuro, que pretende revitalizar as duas margens do rio.

O Arco Tietê tem um total de 6.044 hectares, o equivalente à área de oito campi da USP iguais ao do Butantã, ou 40 parques Ibirapuera.

No ano passado, a prefeitura tentou contratar um projeto para revitalizar o trecho ao sul do Tietê, chamado de Operação Urbana Lapa-Brás.

A novidade agora é que o projeto vai prever a revitalização das duas margens do rio, desde a região do Tatuapé e Vila Maria até Pirituba.

Está prevista a construção de duas grandes avenidas paralelas à marginal. Uma ficará ao sul, onde hoje está a linha de trem --que será "enterrada", passando a circular em um túnel de 12 km entre o Brás e a Lapa. A outra, ao norte, no eixo do chamado "linhão da Eletropaulo".

Não se sabe quanto vai custar a revitalização de todo o trecho. Isso, o projeto terá de apontar, como também terá de dizer como será o financiamento de toda a operação.

 PPP

A ideia é viabilizar o Arco Tietê nos moldes da PPP (parceria público-privada) implantada pela Prefeitura do Rio para o projeto Porto Maravilha, de revitalização da zona portuária da cidade.

Nesse modelo, a prefeitura lança títulos imobiliários que seriam comprados à vista por bancos e depois revendidos a construtoras interessadas em construir na região.

O dinheiro é investido em projetos sociais na região, como habitações populares.

A empresa que vencer a licitação implanta as obras públicas --como avenidas, parques, praças e piscinões--, dá manutenção nesses locais por um prazo determinado e é remunerada por isso.

O Porto Maravilha está sendo feito por um consórcio de empresas liderado pela Odebrecht. Em dezembro, antes da posse, Haddad esteve no Rio para conhecer o projeto, a convite da empresa.

No mês passado, diretores da empreiteira se reuniram com o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

E ontem, o presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, foi recebido por Haddad e o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Marcos Cruz, na prefeitura.


Fonte: Folha de São Paulo, por Evandro Spinelli, 08/02/2013