O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,37 por cento na primeira prévia de janeiro, ante elevação de 0,32 por cento na primeira prévia de dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

O IGP-M fechou dezembro com alta de 0,60 por cento, acumulando em 2013 elevação de 5,51 por cento.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, teve alta de 0,38 por cento na primeira prévia de janeiro, ante avanço de 0,26 por cento na primeira de dezembro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no índice geral, subiu 0,49 por cento, contra 0,47 por cento registrados no período anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 0,06 por cento, desacelerando fortemente ante alta de 0,36 por cento na primeira apuração de dezembro. O INCC responde por 10 por cento do IGP.

O mercado aguarda agora a divulgação ainda nesta sexta-feira dos dados de dezembro do IPCA, com as atenções voltadas para os próximos passos da política monetária. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza na próxima semana sua primeira reunião do ano e a expectativa de economistas é de que a Selic seja elevada em 0,25 ponto percentual, a 10,25 por cento ao ano.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel.

A primeira prévia do IGP-M de janeiro calcula as variações de preços no período de 21 a 31 do mês de dezembro.


Fonte: Reuters, por Camila Moreira, 10/01/2014