O governador Geraldo Alckmin assinou na última  segunda-feira(16), a autorização para que o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas faça chamamento público para construção e reforma de 10 mil unidades habitacionais.

A iniciativa privada pode apresentar projetos para unidades nos distritos da Sé e República e nos bairros do entorno do Brás, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Cambuci, Liberdade, Mooca, Pari e Santa Cecília, na capital. "Um programa como esse é um fato importante no grande trabalho que está sendo realizado para revitalização do centro de São Paulo", enfatizou o governador.

Após a publicação do edital, empresas interessadas podem se cadastrar na Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas.

A previsão de início das obras é 2013. "O diferencial desse projeto é que, ao incorporar a iniciativa privada, podemos atingir as camadas sociais com baixa renda mais rapidamente." afirmou o vice-governador e presidente do Conselho Gestor das PPPs, Guilherme Afif Domingos.

A PPP será estabelecida pela Agência Casa Paulista.

Os empreendimentos serão destinados às famílias com renda bruta mensal de até 10 salários mínimos, sendo que 90% das unidades serão direcionadas a famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Será dada prioridade a quem trabalha na região dos imóveis atendidos.

O prazo de financiamento é de 25 anos.O projeto não é voltado apenas às residências mais do que isso, "é um projeto de urbanização, não apenas de construção de unidades habitacionais", ressaltou o secretário da habitação, Silvio Torres.

Serão priorizados projetos que incluam também soluções criativas de melhoria da mobilidade da população, acesso a equipamentos públicos, aperfeiçoamento da infraestrutura local e a oferta e ampliação do comércio e serviços.

Outras 40 mil moradias em todo o Estado devem ser disponibilizadas por meio dessa modalidade de parceria