As novas medidas podem ser permanentes
As mudanças nas regras para o financiamento de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), divulgadas pela Caixa Econômica Federal, começam a valer nesta sexta-feira (1°). Entre as novas alterações, o banco passará a solicitar um valor de entrada mais elevado dos compradores.
As mudanças foram anunciadas neste mês, no contexto de uma crescente demanda por imóveis no Brasil e um aumento nos saques da caderneta de poupança, que é de onde a Caixa obtém os recursos para os empréstimos pelo SBPE.
Entenda os novos critérios
A partir do dia primeiro de novembro, para os empréstimos realizados com recursos do SBPE, o banco começará a financiar a compra ou a construção de imóveis com valor de avaliação ou de compra e venda limitado a R$ 1,5 milhão.
Além disso, o cliente não poderá ter outro financiamento habitacional ativo junto à Caixa.
Outra alteração envolve as porcentagens de financiamento. O banco financiará até 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). No modelo atual, a porcentagem permitida era de até 80% do valor do imóvel.
No sistema Price, o banco financiará até 50% do valor do imóvel, cota que anteriormente era de 70%.
Em tese, isso quer dizer que os compradores terão que dar uma entrada maior no imóvel. Segundo a Caixa, as novas medidas não possuem prazo de validade, ou seja, elas podem ser permanentes.
Fonte: ATribuna.com.br – 29/10/2024